Atualizações IRS julho 2023: Saiba o que muda e como o PHC GO responde a estas alterações

O processamento de salários é um procedimento necessário e cuja complexidade é tanto maior quanto maior for o número de funcionários da empresa.

Acompanhar as alterações fiscais, embora seja absolutamente essencial para o cumprimento das obrigações legais, não é tarefa fácil.

Em julho de 2023, as tabelas de retenção na fonte e as fórmulas de cálculo do IRS serão atualizadas, pelo que é importante estar a par das alterações e dos seus impactos.

O cálculo terá em consideração:

  • A taxa de retenção na fonte;
  • A parcela a abater;
  • O número de dependentes a cargo.

De forma simples, o principal objetivo destes novos cálculos é o de, mesmo havendo um incremento do vencimento bruto mensal, este não significar um desconto tal que reduza substancialmente o salário líquido, decorrente da retenção na fonte.

formulairs

Sabe quais são as consequências para a sua empresa?

É já a partir de julho que estas alterações terão de fazer parte do processamento salarial, pelo que a sua empresa precisa de estar preparada para este momento.

É preciso acautelar que toda a informação fiscalmente relevante do colaborador está em conformidade com o necessário e que os cálculos são feitos de acordo com as novas diretrizes.

No que diz respeito a consequências práticas, a empresa passará a reter mensalmente um valor menor do que o habitual.

Sabe quais são as consequências para os seus colaboradores?

Em termos práticos, o objetivo destas alterações é diminuir a diferença entre o que é retido mensalmente por cada contribuinte e o imposto final a pagar ou receber. Isto é, como dissemos acima, a empresa retém mensalmente um valor menor e o colaborador, por seu lado, tem maior liquidez. Por outro lado, uma vez que mensalmente a retenção é menor, o reembolso relativo ao IRS também será menor.

Por esta razão, o colaborador poderá sentir diferenças no valor líquido que receberá ao final do mês, sendo que essas diferenças serão compensadas também no reembolso a fazer ou a receber.

No caso de contribuintes que têm outras fontes de rendimento além do salário, a retenção na fonte pode não ser suficiente para cobrir o imposto final devido, o que poderá gerar surpresas no momento de acertar as contas.

Como fazer no PHC GO:

O PHC GO fará os cálculos das taxas por si, tudo em conformidade com a lei.

A única coisa que precisa garantir é que a informação referente ao colaborador está atualizada: caso o cônjuge ou filho de um colaborador tenha incapacidade permanente de 60% ou superior, essa informação deve ser fornecida ao seu PHC GO.

Relativamente ao software, não é necessária qualquer ação, uma vez que atualiza automaticamente.

Os recibos de vencimento anteriores a 1 de julho de 2023 serão calculados com a legislação corrente e os recibos de vencimento posteriores a 1 de julho serão calculados de acordo com as novas tabelas e regras de cálculo de retenção de IRS.

Veja aqui como fornecer as informações fiscais necessárias ao seu PHC GO, na secção Dados Gerais » Situações Tributárias.

Vantagens PHC GO:

  • Automatização de cálculos;
  • Atualizações regulares das tabelas;
  • Conformidade com a lei;
  • Economia de tempo;
  • Maior precisão e menos erros.

Saiba mais sobre as alterações às tabelas de retenção na fonte de IRS em vigor a partir 1 de julho de 2023. Consulte aqui.

Prepare-se para o que muda

Com o PHC GO, Querer é Poder.